Manutenção Preventiva

Manutenção preventiva e corretiva

O Controle sistemático da manutenção de maquinas e equipamentos, é considerado um alto ponto de redução de custos , a preocupação com as rotinas de manutenção normalmente está relacionada a quebra de maquinário( manutenção corretiva), porém neste momento normalmente se utilizou o equipamento com uma carga muito acima do que ele suporta, existindo assim o comprometimento de varias peças, e conseqüentemente aumenta o risco de parada de produção. O uso da manutenção preventiva está relacionado a programação da manutenção, com foco nas periodicidades de cada manutenção, (exemplo trocar o óleo a cada três meses) visando assim o melhor aproveitamento do valor imobilizado em maquinário, ou seja, aproveitar ao Maximo a vida útil de cada equipamento e deixar sempre o mesmo em perfeito estado produtivo. As certificações ISO, que hoje estão mais comuns no mercado exigem uma rotina de manutenção bem assertiva, com controles de processos que fiquem registrados para futuras auditorias, as empresas que começam a controlar sua rotina de manutenção acabam em curto prazo reduzindo o numero de paradas não programadas.sistemas informatizados utilizam ferramentas para este controle, que alem de refletir em beneficio para a manutenção, integram informações de gasto de hora/homem e equipamento parado,assim alimentando o custo da empresa que por conseqüência alimenta todo o financeiro a pagar , através de gastos com peças de manutenção, estoques mínimo necessários, mão de obra e previsões de perda com hora parada. O ganho real do uso da manutenção preventiva é o aumento da produtividade, a diminuição dos custos e o monitoramento do que está acontecendo coma vida útil dos maquinários. As industrias da atualidade devem se preocupar com todo e qualquer indicativo de economia que possibilite seu produto ter mais competitividade.  

Entrevista com Roberto A. Lopes, Diretor Técnico da empresa: Gaspec Mecânica Ind. de Precisão Ltda.

A importância das empresas estarem bem estruturadas para as manutenções preventivas.

Fundamental para a saúde operacional das industrias, a Manutenção Preventiva traz benefícios a quem leva a sério essa prática. È o caso da Ferramentaria Gaspec, localizada em Santo Andre (SP), que conseguiu reduzir em cerca de 70% a quebra e os conseqüentes custos de maquinas paradas.

“   Era uma solicitação antiga firma um contrato de manutenção preventiva, com alguns parâmetros que não se encontram facilmente no mercado, como atendimento ágil, relacionamento técnico efetivo, estoque de peças no fabricante, custo acessível” afirma o Eng. Roberto  A. Lopes, Diretor Técnico da Gaspec.

Especializada em usinagem em geral, na produção de ferramentas de corte, dobra e repuxo, e no desenvolvimento e confecção de protótipos metálicos, a Gaspec possui um leque de maquinas que inclui centros de usinagem, fresas, mandrilhadoras, eletroerosão, retificas, prensas etc. sendo 10 equipamentos CNC, todas inclusas no procedimento de manutenção preventiva, “O que facilita e garante ainda mais a parceria”, acrescenta Roberto.

Embora a maioria dos usuários só lembre da maquina quando há quebra, é importante ressaltar que as delicadas maquinas CNC, tanto os centros de usinagem como as portais, são essenciais para a operação e merecem um acompanhamento efetivo que prolongue sua vida útil e sua performance de operações.

A Gaspec tem, ainda, a primeira maquina CNC adquirida da Feeler. É um centro de Usinagem em operação desde 1995.