Cuidados com os Spindles

O Spindle, também conhecido como eixo arvore, é um dos componentes mais sensíveis e precisos de um centro de usinagem CNC, pois ele é a interface entre a ferramenta, que faz a retirada do material, desbaste ou acabamento de moldes e usinagem de peças em geral, com o motor principal da maquina.

A manutenção de um spindle, apesar de parecer simples, é extremamente complexa, pois há vários procedimentos a serem seguidos e sua importância aumenta na medida em que se trabalha com rotações mais elevadas.

Um dos critérios mais importantes para iniciarmos a manutenção de um Spindle é a seleção dos rolamentos. Isso não significa apenas analisarmos uma tabela e definirmos ”este ou aquele rolamento”, pois em primeiro lugar devemos saber qual a disposição a ser montada, qual o lubrificante a ser utilizado e qual a gaiola separadora das esferas de rolamento a ser selecionada, entre outros itens de projeto.

A montagem do Spindle deve ser realizada em ambiente climatizado a 20° C, onde o rolamento é lavado com produto apropriado em um sistema de lavagem ultrasonico que retira o óleo protetor do mesmo. Após este processo ele é lubrificado na quantidade e especificação recomendada pelo fabricante.

Outro passo importante é o controle dimensional do eixo e da bucha. Somente após este procedimento será realizada a montagem com auxilio de um aquecedor indutivo, que é responsável pelo “aquecimento controlado” do anel interno do rolamento.

Depois de montado, o Spindle é colocado em uma bancada de teste onde permanece por mais de seis horas em um processo de “ Warm-up” ou amaciamento”, monitorado por três sensores de temperatura, que param o processo em caso de aumento demasiado na temperatura.

Logo após a aprovação, é realizado o balanceamento, onde se faz a retirada ou adição de material para uma perfeita distribuição de massa, e também a medição de carga do conjunto tensor de ferramenta.

Por fim os rolamentos danificados são separados para serem analisados através de um equipamento que permite ampliar em até quatrocentos vezes seu tamanho original, com a opção de capturas de imagem e vídeo. Esta ferramenta também possibilita um laudo mais preciso da falha.

Conclusão:

Devido o Spindle ser um dos componentes mais sensíveis e precisos de uma maquina de usinagem CNC, sua correta manutenção, preditiva, preventiva ou corretiva, reduz substancialmente os custos de manutenção para as empresas e as perdas de produção, causado pela falha neste importante item da maquina.

 

“Por isto é importante o uso de peças originais, serviço especializado, e atenção aos procedimentos de reparo de um Spindle”

Igor Maia.