Importância do Alinhamento Geométrico

As maquinas ferramentas devem sempre estar alinhadas geometricamente e niveladas para operar de forma adequada e produtiva.
O alinhamento geométrico pode ser compreendido como a relação existente entre os planos geométricos de todos os elementos constituintes de uma maquina.
A importancia do alinhamento geométrico  reside no fato de que deve haver harmonia entre os diversos conjuntos mecanicos existentes nas maquinas, que executam movimentos relativos entre si, para que o todo funcione de modo eficaz, caso contrario, ocorrerá comprometimento dos elementos em termos de funcionabilidade, exatidão e durabilidade.
A ilustração a seguir mostra uma máquina nivelada e geometricamente alinhada.
Observe a harmonia entre os eixos de trabalho que os conjuntos mecanicos executam.

PESO DOS COMPONENTES DAS MAQUINAS E EQUIPAMENTOS

Quando uma máquina ou equipamento é projetado, muitos fatores são levados em consideração, vamos observar:
O centro da gravidade da maquina, ou centro da massa, e o dimensional de seus cursos de trabalho.
O centro de gravidade é o local onde está o ponto de equilibrio do peso de todo o conjunto, se uma maquina ou equipamento tiver algum problema com seu centro de gravidade, surgirão desgastes de conjuntos e estruturas, quebras, peças mal executadas, resistências indesejaveis etc.

Na ilustração abaixo, mostramos uma maquina cujo centro de gravidade está deslocado por causa do não nivelamento, e uma má distribuição de massa na direção X, e consequentemente maior peso e interfêrencias.
Nessas condições, o alinhamento geometrico é prejudicado.
As condições de apoio não satisfazem as necessidades.

As maquinas projetadas com estudo minuncioso da sua estrutura, apresentam estrutura inteligentes e se deslocam sobre bases estaveis e rigidas, que lhe garante robustes, com o perfeito nivelamento o centro de gravidade dessas máquinas é estavel, garantindo o alinhamento geometrico desejado.

Observe a figura abaixo que na direção X se mantem perfeitamente alinhada, apesar da mesa na direção “X” estar posicionada de modo assimetrico, este é um projeto de engenharia que garante o peerfeito alinhamento geometrico da maquina.

Resumindo, os movimentos relacionados dos eixos devem ser nivelados e alinhados geometricamente nos planos horizontais e verticais, e esses planos devem ser nivelados e alinhados em conjunto.

NIVELAMENTO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Onivelamento preciso das maquinas e equipamentos é um importante fator que deve ser considerado em termos de qualidade e eficiência de trabalho.

O fato é que uma máquina nivelada corretamente trabalha sem esforços adicionais, e operam segundo o previsto.

Os instrumentos mais comuns para se efetuar o nivelamento de máquina e equipamento são os seguintes:

- Nível de precisão de base plana;

- Nível de precisão quadrangular

- Nível eletronico

A figura a seguir monstra esses instrumentos:


 

A FALTA DE NIVELAMENTO PODE PRODUZIR NAS MAQUINAS:

- Deslocamento do centro de gravidade do equipamento;

- Alteração na geometria da maquina;

- Torção das guias e barramentos

- Consumo elevado de energia elétrica

- Aquecimentos

- Redução da vida útil dos motores

- Desgaste maior dos fusos e rolamentos

- Folgas prematuras;

- Vibrações

- Peças com erros dimensionais e geométricos.

COMO NIVELAR

O nivelamento de uma máquina ou equipamento segue procedimentos e parametros normalizados e deve ser feito inicialmente no sentido longitudinal e, posteriomente, no sentido transveral.

Estando o equipamento nivelado, deve-se efetuar o aperto dos parafusos de fixação, após está operação, volta-se a conferir o nivelamento para checar se ocorreu alteração do nivelamento anterior.

Constatadas alterações, volta-se a nivelar, porém, sem desarpetar totalmente os parafusos, ao atinjir novamente as condições desejadas, executa-se o aperto final. Esse procedimento deverá ser repetido até que se atinja o nivelamento correto com o aperto final dos parafusos de fixação.

Após o nivelamento da máquina, é conveniente coloca-la para funcionar em vazio durante um certo período, após esse período, o nivelamento deverá ser conferido novamente para novos ajustes, se necessário.

IMPORTANTE

Diversos Fatores, como rodovias e ferrovias proxímas a empresa, trabalho de maquinas de grande porte, presnas, movimentação de cargas, condições do piso, da base, da fundação, tipo do solo e até variação da temperatura ambiental entre outros, pode alterar o nivelamento da máquina, assim após a instalação dos equipamentos e nivelamento deve ser verificado após o primeiro mês de trabalho, e fazer novas verificações a cada seis meses, sempre fazendo as correções necessárias.

Artigo elaborado por:

Marco Antonio de Camargo
Engenharia de aplicação/Treinamentos CNC
PMACH PRECISION MACHINES
Tel: (11) 3881-0038 e 3881-0039