AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

O que é automação industrial?

Automação ou controle automático, é o uso de vários sistemas de controle para operar equipamentos, como máquinas CNC, processos em fábricas, caldeiras e fornos de tratamento térmico, direção e estabilização de navios, aeronaves e outras aplicações com intervenção humana mínima ou reduzida. Alguns processos foram completamente automatizados.

Benefícios da automação

Custos operacionais mais baixos:

    Os robôs podem executar o trabalho de três a cinco pessoas, dependendo da tarefa. Além da economia no custo da mão-de-obra, a economia de energia também pode ser significativa devido a menores requisitos de aquecimento em operações automatizadas.

Maior segurança do trabalhador
    As células automatizadas removem os trabalhadores de tarefas perigosas. Seus funcionários agradecerão por protegê-los contra os riscos de um ambiente de fábrica.

Capacidade de ser mais competitivo
   As células automatizadas permitem diminuir os tempos de ciclo e o custo por peça, melhorando a qualidade. Isso permite que você concorra melhor em escala global. Além disso, a flexibilidade dos robôs permite que você reorganize uma célula para exceder os recursos de sua concorrência.

Maior produção
   Um robô tem a capacidade de trabalhar a uma velocidade constante, sem supervisão. Isso significa que você tem potencial para produzir mais, e novos produtos podem ser introduzidos mais rapidamente no processo de produção e a programação de novos produtos pode ser feita offline, sem interromper os processos existentes.

Utilização ideal do espaço físico
   Os robôs são projetados em bases compactas para caber em espaços confinados. Além de serem montados no chão, os robôs podem ser montados em paredes, tetos, trilhos e prateleiras. Eles podem executar tarefas em espaços confinados, economizando um espaço valioso.

Aumente a produtividade e a eficiência
• Mais tempo de atividade com números históricos de eficiência acima de 90%
• Capacidade de operações secundárias - aferição, lavagem, rebarbação, etc.
• Comunicações de fábrica em tempo real com células e máquinas automatizadas
• Troca rápida de várias peças, ferramentas e programas

Aumente a versatilidade do sistema
• Flexibilidade do sistema, facilmente reformulada e reposicionada para novos programas de produção
• Os robôs são flexíveis e podem ser facilmente reimplantados em novos aplicativos
• Os robôs têm a capacidade de alternar facilmente entre uma ampla gama de produtos sem precisar reconstruir completamente as linhas de produção
• A troca rápida com garras automáticas e visão permite que diferentes tamanhos e formas de peças façam parte da mesma execução
• A abordagem de produção de fluxo misto permite flexibilidade no ajuste às flutuações da demanda
• Os robôs são capazes de "aprender" instantaneamente novos processos
• Tempo de troca reduzido.

A importância da automação nas indústrias

A automação é uma necessidade nas indústrias, pois não apenas busca melhorar a qualidade de vida dos seres humanos em casa e no trabalho, permite que a distribuição de produtos e serviços de qualidade seja disponibilizada em taxas mais rápidas e reduz o tempo de inatividade e os erros humanos. É o que está sustentando atualmente as cadeias de distribuição do mundo.
           
Para muitos, é um desafio aceitar o sentimento de que parte de sua própria autonomia diminui à medida que a tecnologia avança, à medida que, em geral, nos tornamos mais dependentes da automação. Mas a automação é apenas "suplementar". Embora possa dispersar alguns empregos, na maioria dos setores, cria mais possibilidades para eles.
           
A automação torna os trabalhos mais seguros e os que não são seguros para as pessoas, como a fundição de metais. Também reduz o erro humano, como mencionei acima, e permite que os humanos produzam mais bens per capita.
 

Tipos de equipamento utilizado em automação


   CLP: Controlador lógico programável = O CLP recebe informações de sensores ou dispositivos de entrada conectados, processa os dados e aciona saídas com base em parâmetros pré-programados.
Dependendo das entradas e saídas, um CLP pode monitorar e registrar dados em tempo de execução, como produtividade da máquina ou temperatura operacional, iniciar e parar automaticamente processos, gerar alarmes se uma máquina funcionar mal e muito mais. Os controladores lógicos programáveis são uma solução de controle flexível e robusta, adaptável a praticamente qualquer aplicação


  IHM: Interface Homem maquina =  Para interagir com o PLC em tempo real, os usuários precisam de um IHM ou Interface Homem Máquina. Essas interfaces do operador podem ser simples, com leitura de texto e teclado ou grandes painéis de tela sensível ao toque mais semelhantes aos eletrônicos de consumo, mas de qualquer forma, eles permitem que os usuários revisem e insiram informações em tempo real

Inversor de freqüência =  um tipo de controlador de motor que aciona um motor elétrico, variando a frequência e a voltagem fornecidas ao motor elétrico. Controlando a velocidade e torque.

Servo motor =  é um atuador rotativo ou atuador linear que permite o controle preciso da posição angular ou linear, velocidade e aceleração.  Consiste em um motor adequado acoplado a um sensor para feedback de posição. Também requer um controlador relativamente sofisticado, geralmente um módulo dedicado projetado especificamente para uso com servo drive.

Sensores =  sensor é um dispositivo, módulo, máquina ou subsistema cujo objetivo é detectar eventos ou mudanças em seu ambiente e enviar as informações para outros eletrônicos, freqüentemente para um  CLP.

Robô e manipuladores programável= robótica , um manipulador é um dispositivo usado para manipular materiais sem contato físico direto do operador .usando braços robóticos , ou eram usados em locais inacessíveis. Em desenvolvimentos mais recentes, eles foram usados em diversas aplicações, incluindo automação de soldagem , [1] cirurgia robótica e no espaço . É um mecanismo em forma de braço que consiste em uma série de segmentos, geralmente deslizantes ou articulados, chamados slides transversais,   que agarram e movem objetos com vários graus de liberdade.

Sistema pneumático = Duas vantagens principais dos circuitos operados a ar são o baixo custo inicial e a simplicidade do projeto. Como os sistemas de ar operam com pressão relativamente baixa, os componentes podem ser feitos de material relativamente barato . Utizado Controle de posições rápida entre pontos fixo , elevação de carga.

Sistema hidráulico= Um sistema hidráulico circula o mesmo fluido repetidamente de um reservatório fixo que faz parte do mecanismo principal. O fluido é um líquido quase não compressível, portanto, os atuadores que ele dirige podem ser controlados para posições, velocidades ou forças muito precisas.Aplica alta carga.

Maquinas com sistemas automatizado carregar e descarregar.

Sistema fixo de automação  :Algumas maquinas já apresenta o sistema integrado de automação do equipamento não sendo necessário realizar um novo projeto de automação exemplo é o Torno cnc Smec, Onde ja vem com o sistema completo de carga e descarga.

Sistema móvel de automação: Este equipamento de carga e descarga de peças e pode ser transferido  de maquina em maquina conforme a necessidade , flexibilizando o processo de set-up rápido.

 

A Pmach conta com técnicos e engenheiros capacitados e habilitados para oferecer solução de automação para sua máquina CNC.

Ricardo Lima
Técnico em automação.
Pmach.