AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

O que é automação industrial?

Automação ou controle automático, é o uso de vários sistemas de controle para operar equipamentos, como máquinas CNC, processos em fábricas, caldeiras e fornos de tratamento térmico, direção e estabilização de navios, aeronaves e outras aplicações com intervenção humana mínima ou reduzida. Alguns processos foram completamente automatizados.

Benefícios da automação

Custos operacionais mais baixos:

    Os robôs podem executar o trabalho de três a cinco pessoas, dependendo da tarefa. Além da economia no custo da mão-de-obra, a economia de energia também pode ser significativa devido a menores requisitos de aquecimento em operações automatizadas.

Maior segurança do trabalhador:
    As células automatizadas removem os trabalhadores de tarefas perigosas. Seus funcionários agradecerão por protegê-los contra os riscos de um ambiente de fábrica.

Capacidade de ser mais competitivo:
   As células automatizadas permitem diminuir os tempos de ciclo e o custo por peça, melhorando a qualidade. Isso permite que você concorra melhor em escala global. Além disso, a flexibilidade dos robôs permite que você reorganize uma célula para exceder os recursos de sua concorrência.

Maior produção:
   Um robô tem a capacidade de trabalhar a uma velocidade constante, sem supervisão. Isso significa que você tem potencial para produzir mais, e novos produtos podem ser introduzidos mais rapidamente no processo de produção e a programação de novos produtos pode ser feita offline, sem interromper os processos existentes.

Utilização ideal do espaço físico:
   Os robôs são projetados em bases compactas para caber em espaços confinados. Além de serem montados no chão, os robôs podem ser montados em paredes, tetos, trilhos e prateleiras. Eles podem executar tarefas em espaços confinados, economizando um espaço valioso.

Aumente a produtividade e a eficiência:
• Mais tempo de atividade com números históricos de eficiência acima de 90%
• Capacidade de operações secundárias - aferição, lavagem, rebarbação, etc.
• Comunicações de fábrica em tempo real com células e máquinas automatizadas
• Troca rápida de várias peças, ferramentas e programas

Aumente a versatilidade do sistema:
• Flexibilidade do sistema, facilmente reformulada e reposicionada para novos programas de produção
• Os robôs são flexíveis e podem ser facilmente reimplantados em novos aplicativos
• Os robôs têm a capacidade de alternar facilmente entre uma ampla gama de produtos sem precisar reconstruir completamente as linhas de produção
• A troca rápida com garras automáticas e visão permite que diferentes tamanhos e formas de peças façam parte da mesma execução
• A abordagem de produção de fluxo misto permite flexibilidade no ajuste às flutuações da demanda
• Os robôs são capazes de "aprender" instantaneamente novos processos
• Tempo de troca reduzid

A impotância da automação nas indústrias

A automação é uma necessidade nas indústrias, pois não apenas busca melhorar a qualidade de vida dos seres humanos em casa e no trabalho, permite que a distribuição de produtos e serviços de qualidade seja disponibilizada em taxas mais rápidas e reduz o tempo de inatividade e os erros humanos. É o que está sustentando atualmente as cadeias de distribuição do mundo.
           
Para muitos, é um desafio aceitar o sentimento de que parte de sua própria autonomia diminui à medida que a tecnologia avança, à medida que, em geral, nos tornamos mais dependentes da automação. Mas a automação é apenas "suplementar". Embora possa dispersar alguns empregos, na maioria dos setores, cria mais possibilidades para eles.
           
A automação torna os trabalhos mais seguros e os que não são seguros para as pessoas, como a fundição de metais. Também reduz o erro humano, como mencionei acima, e permite que os humanos produzam mais bens per capita.
 

Tipos de equipamento utilizado em automação


CLP: Controlador lógico programável = O CLP recebe informações de sensores ou dispositivos de entrada conectados, processa os dados e aciona saídas com base em parâmetros pré-programados.
Dependendo das entradas e saídas, um CLP pode monitorar e registrar dados em tempo de execução, como produtividade da máquina ou temperatura operacional, iniciar e parar automaticamente processos, gerar alarmes se uma máquina funcionar mal e muito mais. Os controladores lógicos programáveis são uma solução de controle flexível e robusta, adaptável a praticamente qualquer aplicação


IHM: Interface Homem maquina =  Para interagir com o PLC em tempo real, os usuários precisam de um IHM ou Interface Homem Máquina. Essas interfaces do operador podem ser simples, com leitura de texto e teclado ou grandes painéis de tela sensível ao toque mais semelhantes aos eletrônicos de consumo, mas de qualquer forma, eles permitem que os usuários revisem e insiram informações em tempo real

Inversor de freqüência =  um tipo de controlador de motor que aciona um motor elétrico, variando a frequência e a voltagem fornecidas ao motor elétrico. Controlando a velocidade e torque.

Servo motor =  é um atuador rotativo ou atuador linear que permite o controle preciso da posição angular ou linear, velocidade e aceleração.  Consiste em um motor adequado acoplado a um sensor para feedback de posição. Também requer um controlador relativamente sofisticado, geralmente um módulo dedicado projetado especificamente para uso com servo drive.

Sensores =  sensor é um dispositivo, módulo, máquina ou subsistema cujo objetivo é detectar eventos ou mudanças em seu ambiente e enviar as informações para outros eletrônicos, freqüentemente para um  CLP.

Robô e manipuladores programável= robótica , um manipulador é um dispositivo usado para manipular materiais sem contato físico direto do operador .usando braços robóticos , ou eram usados em locais inacessíveis. Em desenvolvimentos mais recentes, eles foram usados em diversas aplicações, incluindo automação de soldagem , [1] cirurgia robótica e no espaço . É um mecanismo em forma de braço que consiste em uma série de segmentos, geralmente deslizantes ou articulados, chamados slides transversais,   que agarram e movem objetos com vários graus de liberdade.

Sistema pneumático = Duas vantagens principais dos circuitos operados a ar são o baixo custo inicial e a simplicidade do projeto. Como os sistemas de ar operam com pressão relativamente baixa, os componentes podem ser feitos de material relativamente barato . Utizado Controle de posições rápida entre pontos fixo , elevação de carga.

Sistema hidráulico= Um sistema hidráulico circula o mesmo fluido repetidamente de um reservatório fixo que faz parte do mecanismo principal. O fluido é um líquido quase não compressível, portanto, os atuadores que ele dirige podem ser controlados para posições, velocidades ou forças muito precisas.Aplica alta carga.

Maquinas com sistemas automatizado carregar e descarregar.

Sistema fixo de automação  :Algumas maquinas já apresenta o sistema integrado de automação do equipamento não sendo necessário realizar um novo projeto de automação exemplo é o Torno cnc Smec, Onde ja vem com o sistema completo de carga e descarga.

Sistema móvel de automação: Este equipamento de carga e descarga de peças e pode ser transferido  de maquina em maquina conforme a necessidade , flexibilizando o processo de set-up rápido.

 

A Pmach conta com técnicos e engenheiros capacitados e habilitados para oferecer solução de automação para sua máquina CNC.

Ricardo Lima
Técnico em automação.
Pmach.